quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Prevenção contra a Dengue

A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independentemente da classe social.

Neste cenário, torna-se imperioso que um conjunto de ações para a prevenção da doença seja intensificado, permitindo a identificação precoce dos casos de dengue.

Os sintomas podem ser confundidos como o de uma gripe comum ou virose, por isso deve-se estar atento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos cresceram 160% a mais neste ano de janeiro à julho, que no mesmo período de 2009.

Com esse tema os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a doença, os sintomas, os cuidados e como podemos prevenir.

“Preservar a vida humana é obrigação de todos”

4º Ano 2 - Profª Dulci

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Brincando com Pipas

Uma pipa, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa conforme a força do vento e a da corda segurada pela pessoa que opera. É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. É bom lembrar que é muito perigoso brincar próximo a fios de alta tensão, ruas e avenidas. Portanto, deve-se praticar num lugar seguro.

Alunos da Professora Fabiane - 1º Ano 5


Medo? Sai pra lá !!!

Esse projeto teve como objetivo desenvolver a autoestima; levar as crianças a perceber seus sentimentos e a lidar com as emoções; o resgate do imaginário trazendo à tona mitos e lendas que povoam a mente das pessoas. Tal trabalho de resgate cultural se deu pelo ouvir adultos contando lendas, que possibilitaram entre outras coisas, conhecer também medos que estão por trás dessas histórias. Para tanto, os educandos utilizaram livros que trouxeram informações e descrições desses personagens, e com base nessa pesquisa, fizeram ilustrações dos personagens, reuniram as histórias montando um livrinho com algumas lendas do folclore.

Para finalizar, trabalhando com materiais recicláveis e desenvolvendo a consciência ambiental, cada aluno criou o seu monstrinho (bom) do medo. Com a ajuda desse personagem, as crianças aprendem que em algumas situações o medo é bom, pois representa a prudência necessária para evitar acidentes.


confeccionando ...


Resultado Final (turmas matutino e vespertino)


Folclore: é o conjunto de coisas que o povo sabe, mas sem saber quem ensinou. O povo brasileiro conhece a lenda do “Saci”, tem medo de assombrações, acredita que gato preto dá azar, sabe que São Longuinho acha objetos perdidos, acha que “Iemanjá” é rainha do mar, etc. Enfim, sabe que tudo isso faz parte do folclore brasileiro.

Mito: os mitos fazem parte do folclore. São seres fantásticos, que vivem no mundo da imaginação popular. Às vezes tem forma de gente, às vezes de bicho, outras vezes os dois juntos. Seus poderes sobrenaturais permitem que: voem, se transformem, apareçam ou desapareçam magicamente.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Trabalhando com Massinha

Alunos do 2º Ano 2 concluem o projeto sobre o Folclore confeccionando
os personagens e trabalhando com massinha.