terça-feira, 8 de junho de 2010

Compondo Cores e Formas


1ºs Anos 3 e 4 - Profª Luciane Apª Hack Rohrbacher


Inicialmente, é proposto um trabalho com a leitura de uma história em quadrinhos que, na sequência, se transforma num problema instigante e desafiador para as crianças, o qual possibilitará o confronto de diferentes soluções, estimulando nos alunos a criatividade, o levantamento de hipóteses, o conhecimento de relações. Em seguida, são propostas situações que pedem a criação e solução de problemas envolvendo contagens, registros, a comparação de quantidades e formas e a exploração de figuras geométricas, destacando-se a composição e a decomposição dessas figuras, algumas de suas propriedades e características e também semelhanças e diferenças entre elas.

Relacionando a matemática com outras áreas do conhecimento, no texto Fazendo uma Viagem no Tempo, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco da história da pipa. Nesse trabalho, é citado, ainda, que as pipas serviram de inspiração para artistas criarem algumas de suas obras, apresentando, como exemplo, uma obra do pintor “Portinari” para os alunos analisarem.

As brincadeiras e os jogos são cenários presentes nos trabalhos propostos, favorecendo a criação de problemas desafiadores e significativos para os alunos.


Sugestão de Atividade: Coleção Hoje é Dia de Matemática




Um comentário: