sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Medo? Sai pra lá !!!

Esse projeto teve como objetivo desenvolver a autoestima; levar as crianças a perceber seus sentimentos e a lidar com as emoções; o resgate do imaginário trazendo à tona mitos e lendas que povoam a mente das pessoas. Tal trabalho de resgate cultural se deu pelo ouvir adultos contando lendas, que possibilitaram entre outras coisas, conhecer também medos que estão por trás dessas histórias. Para tanto, os educandos utilizaram livros que trouxeram informações e descrições desses personagens, e com base nessa pesquisa, fizeram ilustrações dos personagens, reuniram as histórias montando um livrinho com algumas lendas do folclore.

Para finalizar, trabalhando com materiais recicláveis e desenvolvendo a consciência ambiental, cada aluno criou o seu monstrinho (bom) do medo. Com a ajuda desse personagem, as crianças aprendem que em algumas situações o medo é bom, pois representa a prudência necessária para evitar acidentes.


confeccionando ...


Resultado Final (turmas matutino e vespertino)


Folclore: é o conjunto de coisas que o povo sabe, mas sem saber quem ensinou. O povo brasileiro conhece a lenda do “Saci”, tem medo de assombrações, acredita que gato preto dá azar, sabe que São Longuinho acha objetos perdidos, acha que “Iemanjá” é rainha do mar, etc. Enfim, sabe que tudo isso faz parte do folclore brasileiro.

Mito: os mitos fazem parte do folclore. São seres fantásticos, que vivem no mundo da imaginação popular. Às vezes tem forma de gente, às vezes de bicho, outras vezes os dois juntos. Seus poderes sobrenaturais permitem que: voem, se transformem, apareçam ou desapareçam magicamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário