quarta-feira, 3 de novembro de 2010

2º Concurso de Fantasia de Halloween

No dia 30 de outubro de 2010, foi realizado o 2º CONCURSO DE FANTASIA DE HALLOWEEN DA EMEB PROFª SELMA TEIXEIRA GRABOSKI. O evento foi organizado pelas Professoras de língua inglesa Marina Klein Maros e Leonice Krainz.

O concurso teve premiação de 1º, 2º e 3º lugar, nas categorias, series iniciais e series finais.

Alunos e professoras todos participaram com fantasias variadas entrando assim no clima do Halloween, com muita diversão e bom humor.

O evento foi um sucesso, para o próximo ano estamos trabalhando para incrementar ainda mais nossas atividades.

Agradecemos a colaboração de todos que participaram do evento, jurados, direção, presidente da APP, professores, orientadores, funcionários, alunos, comunidade em geral.

Até o próximo ano, com mais surpresas.

Um pouco da história, seus símbolos:

O Halloween é um tipo de celebração pagã dos antigos povos celtas que viveram no território que compreende a Inglaterra, França e Alemanha. Primeiramente foi chamado de All Hallow’s Even (noite que antecede o dia de todos os santos) e posteriormente reduzido para Halloween. Os símbolos presentes nesta comemoração são:

Bruxas: são as principais simbologias desta festa. Conta as estórias que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo tomando várias formas e estórias diferentes.

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que de tanto beber morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passa a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que devidamente fantasiadas batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se compromete a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Fonte: Halloween - Brasil Escola

2 comentários:

  1. ESTE TRABALHO É MARAVILHOSO.
    PARABENS

    ResponderExcluir
  2. PARABENS PARA NOS.
    MARINA E LEONICE

    ResponderExcluir