sexta-feira, 15 de março de 2013

36 anos de nossa História


EMEB Profª Selma Teixeira Graboski   


Escola Básica Municipal Professora Selma Teixeira Graboski foi criada pela lei nº 118/1975 de 20/11/1975.
            A escola foi construída no terreno doado pelo Sr. Pedro Stoeberl, no Bairro São Rafael, tendo iniciado suas atividades em 15/03/1977, com o nome de Escola Pública São Rafael e dirigida pela Sra. Maria Leonita Hack. Mas já em 15/04/1977, a Lei nº 001/1977 a transformou em Grupo Escolar Municipal Professora Selma Teixeira Graboski, prestando assim homenagem à Professora Selma, pelos seus longos anos de exemplar atuação, junto à educação em nosso município.
            Na época funcionava também o Casulo Mickey, com 34 alunos, além do ensino de 1ª à 4ª séries que agregava 304 alunos. O estabelecimento contava com cinco salas de aula e as atividades eram desenvolvidas por dez professores, uma diretora, uma secretária, e duas serventes.
            Também tínhamos anexo à escola, as seguintes Associações culturais: Associação de Pais e Professores, Centro Cívico Escolar, Pelotão de Saúde, Biblioteca Infantil, além dos departamentos: Esportivos, Social, Cultural e Agrícola.
            A partir de 1991 o estabelecimento foi transformado em Escola Básica Municipal Profª Selma Teixeira Graboski, quando passou a oferecer ensino de 1ª à 8ª série.
No ano de 2003 a escola recebeu uma ampliação toda adequada para a Educação Infantil, que no ano de 2010 foi desmembrada, deixando a educação infantil de fazer parte da escola Selma Teixeira Graboski, tornou-se independente, passando a chamar-se “Centro Municipal de Educação Infantil Espaço Criança”.
Nos anos de 2007 e 2009 recebemos reconhecimento em âmbito nacional através do selo Escola Solidária, com o projeto Recreio Monitorado.
Em 2010 fomos contemplados com uma nova ampliação composta por três pavimentos para melhor atender a comunidade escolar, desta forma, é possível atender atualmente 987 alunos, do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), cujos trabalhos são coordenados pela Diretora Administrativa Zulmara Preisler e pela Diretora Pedagógica Jenise Butzke Floriani, apoiadas diretamente pelas Especialistas em Educação Ivete Teresinha Graczeck, Cleide Maria Schoeffel, bem como pela Secretária Educacional Beatriz Martenhuk Veiss, o corpo docente é formado por quarenta e um Professores, um Monitor de Laboratório de Informática, quatro Merendeiras e seis Auxiliares de Serviços Gerais.
Após as ampliações e desmembramento da educação Infantil, a Unidade Escolar está atendendo com um amplo espaço físico distribuído em vinte salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado, biblioteca, auditório, laboratório de informática que oferece doze computadores para o aperfeiçoamento dos alunos, ginásio de esportes, secretaria, direção, sala de professores, cozinha, depósito, almoxarifado, orientação pedagógica.
São 36 anos de história da EMEB Profª Selma Teixeira Graboski, da maior escola municipal de Rio Negrinho, que sempre esteve de portas abertas e continuará para melhor atender a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário