segunda-feira, 25 de abril de 2016

Campanha de Combate ao Aedes Aegypti



Os alunos do 5º ano matutino realizaram na escola, uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade e aumento dos casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zika no país.
Com cartazes informativos, placas e réplicas do mosquito Aedes Aegypti confeccionada com garrafas PET, exploraram a questão da prevenção e cuidados que a população deve ter em suas residências para o combate ao mosquito.







SAIBA MAIS:

Os vírus que causam a Dengue, Febre Chikungunya e Zika são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Elas apresentam sinais e sintomas parecidos, mas têm níveis de gravidade diferentes e não há tratamento específico.

O mosquito transmissor do vírus da Dengue, Zika e Chikungunya é o Aedes aegypti. Ele se caracteriza pelo tamanho pequeno, cor marrom médio e por nítida faixa curva branca de cada lado do tórax. Nas patas, apresenta listras brancas. Recentemente, o Ministério da Saúde confirmou a relação do vírus Zika com o surto de microcefalia em bebês, já registrados em 18 estados do país.


Quais os hábitos dele?

O Aedes aegypti vive de 35 a 45 dias, alimenta-se, reproduz-se e põe ovos durante o dia. As fêmeas do mosquito picam as pessoas, pois precisam de sangue para amadurecerem os ovos. É nesse momento que pode ocorrer a transmissão das doenças, pois as fêmeas podem estar infectadas pelos vírus.


Ciclo de Reprodução

A fêmea deposita até 100 ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada, onde podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de, aproximadamente, 7 dias.

Observe o ambiente em que você vive.

Eliminar os criadouros do mosquito é a melhor estratégia para evitar essas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário